Ciclo debate a Gestão do SUAS em tempos de pandemia

O Ciclo de Debates “O Futuro da Assistência Social e a Assistência Social no Futuro: contexto de crise e desafios pós pandemia”, tem como objetivo proporcionar a reflexão crítica e propositiva sobre o papel estratégico da política de assistência social via Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no contexto da proteção social, no enfrentamento as desigualdades, a pobreza, as crises cíclicas da economia e a crise sanitária.

O Ciclo conta com nove encontros e iniciou no dia 10/06. Acompanhe pelo Youtube: https://www.youtube.com/user/icidadania

Hoje, da 24/06 a partir das 19h30, ocorrerá o 3º. Encontro do Ciclo que tem como tema “A Gestão do SUAS em tempos de pandemia”. A Ementa indica como debate “O agravamento da vulnerabilidade social diante da crise pandêmica. O rompimento do pacto federativo e os impactos para o SUAS nos municípios. Novas estratégias no cotidiano da rede socioassistencial. As ameaças do atendimento e cadastramento digital na garantia de direitos e na realização das seguranças socioassistenciais.”

Os convidados são a Assistente Social  Simone Aparecida Albuquerque, formada pele PUC MG; Ex Diretora de Gestão do SUAS do MDS; Ex Sub Secretária de Assistência Social de MG; Diretora de Gestão do SUAS da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. E o Secretário Elias de Sousa Oliveira, Presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS). Secretário de Assistência Social de Foz do Iguaçu. A mediadora seráa Profa. Luziele Maria de Souza Tapajós. Professora e pesquisadora no Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (Aposentada), Ex- Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) de 2012 a 2014 e Ex- Secretária de Avaliação e Gestão da Informação do MDS de 2008 a 2010. Acompanhe pelo Youtube: https://www.youtube.com/user/icidadania

O 1º. Encontro teve com tema “Estado, Proteção Social e Assistência Social”. Teve como ementa O papel do Estado na Proteção Social. A relação público-privado na provisão de Bem-Estar Social. A Assistência Social como componente estratégico da Proteção e da Seguridade Social. Desmonte do estado e perspectivas (ou cenários) para o sistema protetivo e a Assistência Social. Foi realizada em 10/06/2021 de 19:30 às 21:00 horas. Reveja no Link: https://youtu.be/DeRpkhxW2N0

Os Convidados foram a Profa. Aldaíza Sposati.Professora no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde coordena o NEPSAS – Núcleo de Estudos e Pesquisas  em Seguridade e Assistência Social. E o Prof. Renato Francisco dos Santos Paula. Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutor em Serviço Social pela PUC-SP. Coordenador do GEPEDD – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Estado, Desenvolvimento e Desigualdade.

A mediadora foi a Dra Carolina Gabas Stuchi,  Professora da Universidade Federal do ABC (UFABC) junto aos Bacharelados em Ciências e Humanidades e em Políticas Públicas. Professora do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da UFABC.

O 2º Encontro teve como tema “Política Econômica e Política Social: uma unidade possível?”. Com a seguinte ementa:  As relações indissociáveis entre política econômica e política social. O cenário atual de política econômica ultraliberal e suas implicações no desenvolvimento socioeconômico. Perspectivas de futuro. Foi realizado no dia17/06/2021 de 19:30 às 21:00 horas. Reveja no Link: https://youtu.be/dG5I_6kvLwg

Os Convidados foram o Prof. Pedro Rossi, Professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON) e o Prof. Ladislau Dowbor, Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduado em Economia Política (Université de Lausanne), mestre em Economia Social pela Escola Superior de Estatística e Planejamento e doutor em Ciências Econômicas pela Escola Superior de Estatística e Planejamento de Varsóvia. A mediadora Teresa Campelo, Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde da Escola Fiocruz de Governo e Pesquisadora associada à Universidade de Nottingham e consultora internacional em desenvolvimento e proteção social. Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome de 2011 a 2016.

O ciclo segue até o dia 12/08/2021 de 19:30 às 21:00 horas, com a mesa de encerramento: O Futuro da Proteção Social e a Proteção Social no Futuro.

Saiba Mais sobre o Ciclo clicando aqui