Pré Conferências em Balneário Camboriú: um exemplo de mobilização!

Estados e municípios estão mobilizados na construção de seus processos conferenciais e assumindo o compromisso de realizar as conferências como espaço democrático de fortalecimento do SUAS. O MaisSUAS vai noticiar as muitas, diversificadas e potentes iniciativas que ocorrem em todo o país! Mande fotos, notícias e informes da sua cidade para maissuas@gmail.com.

O município de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, por exemplo, saiu na frente realizando um valoroso trabalho de mobilização. Organizou e realizou 06 (seis) pré Conferências de Assistência Social no território da Região Sul, área de abrangência do CRAS Construindo Cidadania, na cidade de Balneário Camboriú. 

As Pré Conferências foram realizadas pelos trabalhadores deste CRAS, em conjunto com as lideranças comunitárias, além da rede de serviços e grupos organizados presentes neste território, que abarca os bairros São Judas Tadeu, Barra, Nova Esperança e Praias Agrestes. 

Nos encontros se buscou contextualizar brevemente o processo histórico da Assistência no Brasil, os avanços com relação ao marco legal e sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de ressaltar e refletir sobre a importância da participação cidadã e do exercício do controle social no SUAS. Após isso e, de acordo com as particularidades de cada bairro do território, iniciou-se ainda um diálogo acerca da estrutura e organização da Política de Assistência Social no Município de Balneário Camboriú.  

A Assistente Social Candice Munhoz Cazorla, responsável pelo processo, juntamente com as lideranças comunitárias, explicou sobre a importância do evento, uma vez que a proposta é justamente criar ambientes democráticos e com reais condições de participação cidadã, para qualificarmos o controle social. Candice ressaltou a importância do processo de sensibilização/mobilização da população usuária, que foi intenso na Região Sul da cidade e contou com o apoio e parceria da Unidade Básica de Saúde da Barra, das lideranças comunitárias e grupos Organizados, com acadêmicos do Curso de Direito da UNIVALI, através do Projeto de Extensão, parceria firmada entre CRAS e Universidade, além das escolas do território.  

Todo esse processo, assim como as demais iniciativas, demonstram o comprometimento dos trabalhadores, usuários, comunidade, organizações sociais com a defesa e o fortalecimento do SUAS! 

Iniciativas como essa comprovam a relevância da mobilização para as Conferências Municipais, observando o princípio e a grandeza da ampla participação dos sujeitos em avaliar a situação da assistência social em sua cidade, em seu estado e as responsabilidades de todos em garantir o direito socioassistencial. É preciso união e resistência para defender o SUAS! 

Fotos do processo em Balneário Camboriú:

Anúncios
por Equipe SUAS (2019) Postado em Post