Generosidade e Luta marcam a vida da Profa. Maria Lúcia Carvalho da Silva

Faleceu ontem, dia 1 de julho, a Profa. Maria Lúcia Carvalho da Silva, Assistente Social e Profa. do Programa de Estudos Pós Graduados em Serviço Social da PUC SP. O Mais SUAS presta homenagem para a querida mestra, de conhecimento e vida, que fez parte da vida de tantos que lutam por justiça social em nosso país.

Reproduzimos abaixo texto do Prof. Ademir Alves da Silva, Coordenador do Programa de Estudos Pós Graduados em Serviço Social da PUC SP, compondo o requerimento para a concessão do título de Profa. Emérita daquela instituição à Profa.Maria Lúcia.

“Tendo atuado por sete anos na docência na antiga Escola de Serviço Social, mais tarde agregada à PUC-SP, a Profa. Dra. Maria Lucia ingressou na PUC-SP em 1978, assumindo responsabilidades docentes junto ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social, onde se dedicou por mais de trinta e cinco anos ao ensino, à orientação de dissertações de mestrado e teses de doutorado e à coordenação do NEMOS – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Sociais, em parceria com a Profa. Dra. Mariângela Belfiore Wanderley e, mais recentemente, com a Profa. Dra. Rosângela Dias Oliveira da Paz.

Importante legado na formação de gerações de docentes, pesquisadores e gestores de políticas sociais,  seu Currículo Lattes registra orientações de 52 dissertações de mestrado e 37 teses de doutorado, bem como a participação em 85 bancas de defesa de mestrado e 72 de doutorado, 5 bancas de exame de qualificação de mestrado e 43 de doutorado, além de outras contribuições em Comissões Julgadoras de processos seletivos, concursos públicos e outras. Registra ainda a publicação de livros e artigos, a produção de trabalhos técnicos e científicos, além da organização e/ou participação em numerosos eventos.

A trajetória profissional da Profa. Dra. Maria Lucia Carvalho da Silva identifica-se com a história do Serviço Social brasileiro e latino-americano por sua presença e protagonismo em eventos como o Seminário de Araxá em 1967 e em todo o movimento de renovação da área, tendo contribuído para as sucessivas reformulações curriculares a partir de sua especialização no âmbito do Serviço Social de Comunidade, posteriormente convertido em Desenvolvimento de Comunidade. Colaborou direta e intensamente para a implantação do Doutorado em Serviço Social da PUC-SP. Participou na gestão de políticas sociais em instituições como a Secretaria Estadual de Promoção Social, atual Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Assistência Social e no IBEAC – Instituto Brasileiro de Estudos e Ação Comunitária,  do qual foi presidente no período de 2007 a 2013. Foi membro do Conselho Editorial da área de Serviço Social da Editora Cortez desde o ano 2000.

Entre seus pares, a Profa. Maria Lucia Carvalho da Silva, carinhosamente tratada por Malu, demonstrou-se sempre disponível para compor grupos de trabalho e responder às demandas acadêmicas, revelando impressionante capacidade de contribuir para agregar e fortalecer as equipes em face das demandas do cotidiano acadêmico.

Malu mereceu sempre o respeito e a admiração de seus colegas e alunos por suas posições ético-políticas em favor da construção e da consolidação da área acadêmica e profissional do Serviço Social”.

Prof. Dr. Ademir Alves da Silva
Coordenador do PEPG Serviço Social

malu3 malu4

malu1

Anúncios
por maissuas Postado em Post