Você Sabia que o primeiro Plano Decenal (2005-2015) foi tema de duas Conferências Nacionais?

Foi sim. O Plano Decenal 2005 foi debate de duas Conferências Nacionais: 2005 e 2007

Em 2005 a centralidade temática foi a construção de um Plano Decenal capaz de consolidar o SUAS em todo o território nacional e direitos socioassistenciais. O Tema da V Conferência foi “SUAS-Plano 10: Estratégias e Metas para a Implementação da Política Nacional de Assistência Social”. Foi nesta Conferência que foram deliberados os dez direitos socioassistenciais!!

Em 2007, a centralidade temática foi avaliação do SUAS a partir das metas deliberadas em 2005. E também a definição de Metas nacionais a serem incorporadas. O Tema da VI Conferência: “Compromissos e Responsabilidades para Assegurar Proteção Social pelo Sistema Único da Assistência Social (SUAS)”.

Veja o que disse o então Ministro Patrus Ananias, do MDS, durante o processo de elaboração do Plano, no anos de 2006:

“A V Conferência é estratégica, trabalhando num horizonte de 10 anos, mostra que nós estamos unindo no Brasil, de maneira suprapartidária, forças políticas e sociais em torno de um objetivo comum que é assegurarmos, efetivamente a assistência social no campo das políticas públicas e articularmos, cada vez mais, a política de assistência social com outras políticas que se unificam. (Patrus Ananias, Discurso de abertura da V Conferência Nacional de Assistência Social, Brasília, 2005) .

Agora, nesta rodada de conferências de 2015 vamos avaliar o alcance do Plano Decenal e planejar os próximos dez anos.

Conheça aqui os resultados da Conferência de 2005: Anais V Conferencia Nacional

Conheça aqui os resultados da Conferência de 2007: Anais da VI Conferência Nacional

Anúncios