Sistema único: modo federativo ou subordinativo na gestão do SUAS?

No período em que o SUAS completa 10 anos, coincidindo com a aprovação da NOB de 2015 vivencia-se, em todo o país, o processo das conferências de assistência social. Neste processo, todos se envolvem e se dedicam a avaliar o SUAS de hoje para planejar com responsabilidade de o SUAS de amanhã. A luta é por consolidar o SUAS, conquista de todos e de cada um!

O Mais SUAS publica o inédito artigo da Profa. Aldaiza Sposati que trata dos resultados de Pesquisa Aplicada. Conforme resumo “Este artigo analisa algumas das bases do pacto federativo que vem sustentando o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos últimos 10 anos. Parte do exame de dois elementos constitutivos desse pacto: o porte populacional dos municípios como definidor de responsabilidades dos entes municipais no interior do SUAS e, por consequência, do que lhe cabe realizar; o financiamento das ações do SUAS, abordando a distância entre a concepção de financiamento tripartite das atenções entre os entes federativos e, efetivamente praticado.”

É necessário que estejamos sempre atentos e prontos para a grande tarefa de  consolidar o Sistema Único de Assistência Social!

Viva o SUAS!

Leia o artigo, clicando aqui
AldaizaSposati_RKatalysisv18n1_UFSC2015

 

Anúncios