Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica e é a unidade do atendimento social que tem o mais profundo conhecimento da realidade dos habitantes de determinada região.
A secretária de Ação Social de Pedra Branca, Vanderly Silvino, conta que 180 famílias e 229 pessoas são atendidas no CRAS da cidade, onde são oferecidas oito oficinas: cabeleireiro, costura, manicure, artesanato para chá de bebê, pintura em tecido, pintura em seda, informática e música.
Nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), há oficinas de artes, teatro, dança, esporte e música. É no CRAS que Nildo e Isolda, dentre outros, trabalham. É lá que as mães beneficiárias do Bolsa Família fazem oficinas de corte e costura, pintura em seda e várias outras formas de artesanato.
Izabel Epaminondas é uma das oficineiras do CRAS de Pedra Branca e oferece cursos de cabeleireiro que têm contribuído muito para a geração de renda. Muitas de suas alunas já atendem em domicílio ou abriram um pequeno salão em casa mesmo.
As crianças das famílias que recebem o Bolsa Família em Pedra Branca também fazem oficinas de teatro, com o Nildo.
Em todo o país são 8.065 CRAS implantados, dos quais 7.506 cofinanciados pelo ministério do Desenvolvimento Social. Há outros 112 em implantação.
Preencha o formulário no final da postagem e assine o Manifesto Mais SUAS